Alerta. Controle das Mídias- Nossa Liberdade Ameaçada

 

Sob o comando do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, o governo Lula mantém-se firme na sua intenção de criar mecanismos de controle da imprensa no Brasil. O Seminário de Convergência de Mídias, que começou nesta terça-feira, (09/11/10), em Brasília, prepara o terreno para outra tentativa de intervir nos meios de comunicação -- segundo o ministro, com o aval do ainda presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O jornal espanhol El País classificou na quinta-feira (28/10/10) como "lei da mordaça" as iniciativas de criação de conselhos de comunicação voltados ao controle da mídia em diversos Estados brasileiros.

Em artigo, o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Roberto Antonik, afirma temer que o governo federal veja os projetos regionais como "clamor" para justificar um controle da imprensa. Segundo ele, os Estados "não têm competência" para regular a atuação da mídia.

Os conselhos propostos no Ceará, Alagoas, Piauí, Bahia e Minas Gerais foram recomendados em Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009, em Brasília.

De acordo com o jornal, a liberdade de imprensa será tema importante para o próximo presidente do Brasil, visto que o "fantasma" do controle midiático rondou o país durante a campanha eleitoral. O artigo destaca que nenhum dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) negaram a necessidade de manter a liberdade de expressão.

Os conselhos regionais também foram alvo de críticas da Society of Professional Journalists, responsável pelo Código de Ética da categoria nos Estados Unidos.

O jornalista Dan Kubiske, residente no Brasil e membro do SPJ, defende que a discussão sobre o controle da imprensa deve ser acompanhada pelos Estados Unidos, por causa do peso do Brasil no cenário internacional, e cita trecho de editorial do jornal Estado de S. Paulo que afirma ser um "eufemismo para subordinar o livre fluxo de informações" aos interesses do governo qualquer controle social da mídia.

Desde que foi eleita, Dilma Rousseff tem dado declarações enfáticas contra qualquer tentativa de controle sobre o conteúdo dos meios de comunicação. Mas admite a necessidade de um novo marco regulatório para redefinir a organização do setor.


Comentário de Júlio César -O Proponente
Como se não bastasse o adestramento feito nas escolas publicas, agora querem costurar a boca de jornalistas, blogueiros, redes de rádio e TV. A muito que o PT nao me engana com esse pacote de censura e alienação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E não quereis vir a mim para terdes vida" João 5:40

Escola Maria de Lurdes Aranha A. Pacheco coage alunos a adquirir uniforme