Essencia do Evangelho

No Getsemani quando Jesus convida os discípulos Pedro, João e Andre para vigiar com ele na oração, pois a sua hora estava se aproximando. Jesus se afasta um pouco mais para sozinho buscar a presença de Deus de uma maneira mais intima. Ao retornar aos discípulos, ele os encontram dormindo. Porque será que nesse momento tão angustiante na vida de Cristo, os discípulos ao invés de intercederem juntamente com seu mestre, estavam dormindo? Cansaço físico? Noites sem dormir? O que passou na mente deles naquela hora pra que o sono os dominasse?
Não sabemos ao certo o que pode ter acontecido com os discípulos naquele momento, certo é, que o cansaço físico deles havia falado mais alto do que a batalha espiritual que estavam travando. Jesus os adverte para que o espírito seja mais forte, mas as exortações surtiram um efeito momentâneo, pois Jesus ao voltar pela segunda vez os encontra dormindo novamente. Jesus teria que pisar sozinho no lagar da Ira de Deus.
Naquele momento Deus estava fazendo-o pecado por nós. Champlin nos diz que “Jesus foi batizado em um dilúvio negro de pecado”. O pecado de toda a humanidade esta sobre um homem, cuja essência do seu caráter nunca sequer havia experimentado esse mal que muito nos aflige. Naquele momento a imundice negra dos nossos pecados, Deus transportou para seu filho santo. Sentir o peso do pecado sobre si foi tão angustiante para Jesus, que Ele usa uma expressão tipicamente judaica “minha alma esta perturbada até a morte” essa expressão é usada pelos judeus, com uma Tonica de grande aflição de espírito, quem faz menção a essa expressão é o profeta Jonas. Em sua oração Jesus pede a Deus para lhe passar o cálice que ele estava prestes a beber. O que era o cálice? O que o cálice simbolizava para Jesus não querer bebê-lo?
O cálice simbolizava a ira de Deus.
Os profetas usavam essa expressão para dizer ao povo que eles provariam a ira de Deus.
Jesus sabia o que haveria de suportar. Ele não estava com medo da Cruz romana, dos açoites, dos golpes que ele sofreria, dos flagelos, mas sim ele não queria sentir a ira de Deus, algo no qual ele nunca havia experimentado antes. A ira que Estava preparada para nós, ele provou em nosso lugar.

E será que, se não quiserem tomar o copo da tua mão para beber, então lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Certamente bebereis. Jeremias 25:28

Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória. Habacuque 2:16

Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do SENHOR o cálice do seu furor; bebeste e sorveste os sedimentos do cálice do atordoamento. Isaías 51:17


Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. Zacarias 12:2

Todavia Deus o Pai teve prazer em moê-lo, porquanto derramou sobre teu filho, o pecado de toda a humanidade.


“Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão”. Isaías 53:10

Não vejo mais nos púlpitos pregadores lembrando os homens, a se arrependerem de seus pecados. Hoje essa mensagem da angustia de Cristo por nossos pecados, nem sequer é mencionado nos púlpitos hoje. Pastores não chamam as ovelhas a viverem um vida integra e reta na presença de Deus, outro sim, apenas alimentam o ego daqueles que querem fazer do evangelho um atalho para suas ganâncias (o problema é que os próprios lideres de suas igrejas tem essa ambição). A essência do evangelho é a obra salvifica de Cristo na cruz, trazendo remissão aos nossos pecados, como sacrifício perfeito ao Pai.
Esses supostos lideres de igreja, não querem ver em seus templo crentes transformados pela verdade, outrossim, querem pessoas ricas, com status na sociedade, para deixar os templos mais luxuosos e suas contas bancárias cada vez mais gordas. Pregadores Modernos saibam de uma coisa, Paulo nunca fez do evangelho um glamour, muito menos um evangelho de sucesso, mas sim um evangelho que leva o homem a arrepender-se de seus caminhos maus, pois na Cruz no Calvário Cristo Jesus bebeu até a ultima gota do Cálice em nosso lugar.
É tempo de despertar e ver que a Essência do Evangelho é Cristo Jesus, se for amar a Deus pelo que Ele te da, ame-O porquê ele deu Seu Único Filho para morrer em seu lugar. Ame-O pelo que Ele é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E não quereis vir a mim para terdes vida" João 5:40

Escola Maria de Lurdes Aranha A. Pacheco coage alunos a adquirir uniforme