O que ficou desta Copa


Durante esta Copa do Mundo, ouvi direto, das mais diferentes bocas: “Esta Copa tem sido a mais diferente que já teve“. Retifico, e concordo com a afirmação. E diversos são os fatores para que eu possa assim, de tal maneira, crer. O que não se deve apenas ao fato do barulho insuportável das (mal)ditas vuvuzelas em tudo que é partida, ou da Itália ser eliminada logo na primeira fase, ou do fato que se deu do Dunga ter barrado a “exclusividade” da Rede Globo à CBF. Mas de ver o Brasil, o país do futebol, tão sem magia e graça em campo, coisa que, aos torcedores brasileiros, remete a uma indiscutível saudade dos dribles perfeitos, dos lances impossíveis e dos gols inesquecíveis de antigamente.

E além de tudo isso, o que marcou esta Copa do Mundo, foi a sua repercussão na mídia virtual. O que por sua vez, ao mesmo tempo foi divertida e noutra deprimente. Digo divertida ao ver o povo (principalmente do Twitter) dando o maior apoio ao técnico Dunga, enquanto a maior parte da mídia televisiva só criticava-o (pois eram os prejudicados da situação, principalmente a TV Globo). Sem falar também da hilária paródia do blogueiro Pablo Peixoto fez do “Dunga em Um dia de Fúria”. Mas sempre tem os que entram na Internet pra falar besteira, e outros ainda que rebaterem pomposamente a besteira dita. Como foi o caso do jornalista Juca Kfouri, que sendo ateu, em seu blog criticou até não poder mais, a maneira que Kaká expressa a sua fé no campo, sob argumentos sem fundamento algum. E logo em seguida, pra variar, vieram os blogueiros evangélicos (e alguns de peso na blogosfera) pra contra-atacar Kfouri com versículos bíblicos e tal, enxergando o cara quase como um demônio, e botando lenha na fogueira. Mas paremos para pensar: falar mal da fé por falar, a todo o momento alguém fala, e não é por isso que eu vou me escandalizar. Ou eu creio ou não, simples! E se não tem nada de inteligente para dizer, melhor é ficar quieto.

Alias, hoje qualquer coisa que alguém diz, é motivo para discussão e alarde, como se isso fosse causar o fim do mundo. Principalmente, de alguns certos religiosos, que preferem encontrar heresias nas palavras dos leigos sem razão, ao invés de denunciar os verdadeiros hereges que estão no seu próprio meio religioso. Ah, sim! Isso sim vai muito mais além dos noticiários dos jornais.

Todavia, retomando o assunto, essa Copa deixou a desejar. De igual, parabenizo o trabalho do técnico Dunga e sua postura como profissional. Quem sabe na próxima, pois em quatro anos muita coisa muda…

Graça e paz,
Giovani Mariani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E não quereis vir a mim para terdes vida" João 5:40

Escola Maria de Lurdes Aranha A. Pacheco coage alunos a adquirir uniforme