O que é conversão?


Entende-se por conversão, a ação de mudar de direção, de caminho, oposto ao que era antes comum. Na ótica cristã, num âmbito geral, é simplesmente passar a seguir Jesus, e em alguns casos, deixando para trás também alguns antigos preceitos que a vida de alguma maneira acrescentou.

Digo, sem medo de errar, que ninguém se converte da noite pro dia, ou muda de caráter de uma hora para a outra. É tudo um processo. Para alguns pode ser mais longo, e para outros não muito. Exemplo claro disso, é a própria narração da caminhada do apóstolo Pedro. Um simples pescador galileu, chamado para ser um dos principais discípulos de Cristo. Por sua vez, Pedro conviveu terrenamente com o Senhor Jesus durante 3 anos, ouviu diretamente dele, ao vivo e a cores, a revelação das boas novas de Deus, testificou inúmeros milagres e prodígios, a própria manifestação da glória de Deus.

No entanto, passados estes 3 anos do ministério terreno de Cristo, Pedro nega-o 3 vezes no mesmo dia, na mesma circunstância. O que diremos até este momento? Pedro não era Deus! Ou Jesus errou em tê-lo escolhido! Ou Pedro não havia ainda aceitado Jesus como seu salvador! Hum?

Nada disso! Deus não comente equívocos! Desde o momento em que Jesus o chamara, Pedro passara a crer e a segui-lo prontamente. Todavia, haviam aspectos no caráter de Pedro que somente seriam mudados com o tempo. E este mesmo Pedro, que negou o seu próprio mestre no dia da sua morte, o glorificou 50 dias depois (no dia de pentecostes), de maneira brava e inspiradora, num discurso em Jerusalém, o qual no mesmo dia fez ouvir a quase 5 mil pessoas, as quais passaram a crer no Evangelho. Cumprindo-se assim, o que fora dito por Jesus: “Não temas, vinde a após mim, e eu vos farei pescadores de homens“.

Portanto, é tudo um processo a vida cristã, uma constante renovação, sempre aprendemos algo novo no Senhor. E seguimos assim à carreira que nos está proposta Cristo. Sabendo sempre diferenciar entre converter-se à palavra de Deus, e converter a palavra de Deus para si.

Graça e paz,
Giovani Mariani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"E não quereis vir a mim para terdes vida" João 5:40

Renascer- Uma igreja de Processos